TRIAGEM

Nesta etapa o candidato à doação será entrevistado por um profissional de saúde treinado e capacitado, responderá a um questionário contendo perguntas relacionadas à sua saúde, cujo único objetivo é tornar o procedimento seguro para o doador e receptor. Nesta entrevista é também avaliado a exposição do candidato a situações de risco para  transmissão de doenças veiculadas pelo sangue. Esta fase é crucial para reduzir ao máximo a ocorrência da Janela Imunológica.

IMPORTANTE:

Não omita informações durante a entrevista, pois uma informação pode ser vital para a sua segurança e a do paciente receptor;
Você tem o direito de desistir a qualquer momento do ciclo da doação, caso não se sinta à vontade ou se considerar que seu sangue, de alguma maneira, pode causar problemas para quem vai recebê-lo.
Não doe para fazer exames, neste caso procure um serviço de saúde de referência de sua cidade para testagem e aconselhamento. Solicite informação ao profissional na entrevista!
Janela imunológica  é o intervalo que ocorre entre a infecção pelo HIV  e a detecção de anticorpos (ANTI-HIV) através de exames realizados. Embora os exames apresentem resultados negativos, a transmissão do vírus acontece.

TRIAGEM HEMATOLÓGICA

Etapa onde são aferidos sinais vitais como temperatura, pulso, pressão arterial e teste para análise do hematócrito (valor percentual de hemácias presente no sangue total). Se aprovado, responderá ao voto de auto-exclusão e em seguida realizará a doação.